A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT

Filename: helpers/my_functions_helper.php

Line Number: 1564

TSE nega pedido de oposição para retirar frase de Lula das mídias sociais de parlamentares conservadores

TSE nega pedido de oposição para retirar frase de Lula das mídias sociais de parlamentares conservadores

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri, negou a partidos de oposição, entre eles PSOL, Rede, PSB e Avante, neste domingo (28), pedido para retirar dos perfis sociais dos parlamentares Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Bia Kicis, Carol de Toni, Carlos Jordy, Carla Zambelli, Hélio Fernando Barbosa Lopes e José Antônio dos Santos Medeiros, Arthur Weintraub e Rádio Jovem Pan News, a frase do candidato à presidência e ex-presidiário, Lula (PT), na qual disse:

- Ainda bem que a natureza criou o monstro do coronavírus -

A magistrada afirmou em sua sentença que a solicitação era descabida porque, de fato, Lula falou a frase; tanto que houve um pedido de desculpas pelo "equívoco" logo depois que as críticas a ele começaram. Portanto, não se tratava de Fake News nem estava fora do contexto.

- Há o reconhecimento que a frase efetivamente foi dita pelo candidato, o que motivou um pedido público de desculpas. Ora, se é assim, descabe cogitar qualquer tipo de fato sabidamente inverídico, pressuposto necessário à excepcional intervenção do Poder Judiciário no campo discursivo, em especial em contexto eleitoral. De mais a mais, a representação não se presta a conferir amplitude e visibilidade a um pedido de desculpas ou a uma corrigenda feita pelo candidato, a quem competirá neutralizar as críticas que sofreu e vem sofrendo no campo do próprio discurso político - argumentou a juíza, desmentindo as siglas de que se tratava de suposta "desinformação".

A ministra disse que os compartilhamentos em várias redes sociais e plataformas se tratam da repercussão negativa que a fala do petista teve e não se enquadra em descontextualização ou nada parecido.

- (...) Entendo como comentários, críticas, sátiras ou análises - resumiu.
- (...) As postagens questionadas, sem qualquer descontextualização que autorize a intervenção desta Casa, preservam o inteiro teor da frase dita pelo candidato, especialmente no ponto em que reconhece na pandemia do novo coronavírus uma oportunidade de se reconhecer o papel mais interventivo do Estado como a única forma de solução a determinadas crises - finalizou.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano