Candidatura de Lula pode ser impugnada se ele não demonstrar certidão criminal
O vice-procurador-geral eleitoral, Paulos Gustavo Gonet, solicitou ao ex-presidente e ex-presidiário Lula (PT), nesta quarta-feira (17), que entregue as suas certidões criminais das primeira e segunda instâncias; a fim de que sua candidatura ao Planalto não seja rejeitada.
Lula, ao invés de imprimir os documentos, fez discurso criticando a Lei de Ficha Limpa e disse que tudo não passava de "bobagem" e prometeu revisá-la, caso seja eleito.
- Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita. Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa - despistou.
Lula foi condenado a mais de 9 anos de prisão no âmbito da operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Mas, em março de 2021, readquiriu os direitos políticos em virtude de uma canetada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou todas as sentenças do petista; alegando que o foro que o condenou não tinha competência para fazê-lo.
Fachin foi indicado ao Supremo pelo PT e já foi flagrado fazendo campanha para a ex-presidente impeachmada, Dilma Rousseff (PT), quando era professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano