Marco Aurélio diz que discurso de Moraes em posse do TSE não respeitou o presidente: "Agressivo e nefasto"

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, criticou o ex-colega de magistratura, Alexandre de Moraes, em virtude do discurso "agressivo e nefasto" que ele realizou durante posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16).

- É costume o anfitrião receber com tapete vermelho os convidados, especialmente o dirigente maior do país (presidente Bolsonaro). O discurso do empossado foi agressivo, em nada contribuindo para o almejado entendimento - opinou.
- Perderam as duas Instituições: o Tribunal Superior Eleitoral e a Presidência da República. Perdeu esta sofrida República, perdeu o Brasil. Que tristeza! E fui, com muita dor, testemunha do nefasto acontecimento - relatou.

Entre as muitas palavras de Moraes durante a cerimônia, ele ressaltou a liberdade de expressão com bem inigualável em uma democracia; muito embora a Justiça eleitoral tenha contratado checadores para verificar o conteúdo da imprensa que o Tribunal considere Fake News e desinformação.

- Nesse cenário, a livre circulação de ideias de pensamentos, de opiniões, de críticas, essa livre circulação visa a fortalecer o Estado democrático de direito e a democratização do debate no ambiente eleitoral, de modo que a intervenção da Justiça Eleitoral deve ser mínima, em preponderância ao direito à liberdade de expressão dos candidatos, das candidatas e do eleitorado - disse o ministro, contradizendo a postura do próprio TSE.
- A intervenção da Justiça Eleitoral, como afirmei anteriormente, será mínima, porém será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou divulgações de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente daquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as famosas ‘Fake News’ - acrescentou.

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano