Governo Federal amplia parceria com Google para alertas sobre desastres
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Google, anunciou, nesta terça-feira (7), a ampliação da ferramenta de emissão de alertas sobre desastres naturais no Brasil.
A parceria do Governo Federal com o Google para a emissão de alertas públicos ocorre desde 2015, mas somente sobre avisos de alagamentos e inundações. Agora, o Governo vai poder alertar as pessoas que moram regiões afetadas por enxurrada, deslizamento de solo, incêndio florestal, vendaval, granizo, chuva intensa e rompimento de barragem.
Agora, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) enviar um novo aviso de possível desastre natural de grau moderado ou severo, a informação ficará no topo da busca que o usuário faz sobre o assunto na plataforma e também ficará disponível no Google Mapas. Se o usuário acessar o aplicativo para se deslocar a uma área de risco, ele também será alertado.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, explicou que o maior desafio do Brasil era gerar informação sobre alertas.
- Um parceiro como o Google informando em tempo real, em todas as suas ferramentas possíveis, essas situações (desastres naturais) faz com que essa percepção do risco, esse raciocínio de autoproteção e proteção comunitária, seja continuamente estimulado - comemorou.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano