Stand-up Comedy: modalidade de humor vem crescendo
Sucesso nos palcos e na internet nos últimos anos, o stand-up comedy vem ganhando espaço e seguidores.
Com um jeito leve, que mais parece uma conversa do comediante com amigos, o estilo quase sempre trata de assuntos do cotidiano, o que torna fácil fazer com que o público se identifique com as situações contadas.
Com as restrições impostas pela pandemia, esse segmento da comédia vem crescendo na internet.
Um bom exemplo é Gustavo Pardal, de 32 anos, que tem mais de 96 mil seguidores no Instagram:
“Iniciei no humor em 2008 no projeto Comédia de Quinta, que tinha como objetivo revelar novos talentos. Era uma época em que stand-up comedy era, apesar de antigo, pouco popular no Brasil. Era tudo bem amador, mas bastante satisfatório. Criei um texto sobre o dia em que peguei um ônibus errado. Apesar de achar que não daria muito certo, me surpreendi e todos gostaram. Isso me incentivou a continuar e estou até hoje fazendo humor”, lembrou.
Andy Rodrigues, de 20 anos, também apostou na modalidade stand-up. Ela conta que começou a se interessa por esse tipo de comédia em 2018, e foi colhendo dicas de outros comediantes até fazer sua primeira apresentação em outubro do ano passado:
“Quando subi no palco e arranquei meu primeiro riso tive certeza de que era aquilo que eu queria para mim, um sentimento de felicidade enorme. Há comediantes que usam a interação para conhecer um pouco mais a plateia, acho isso maravilhoso, faz com que se sintam acolhidos e participantes”.
Segundo ela, o atual momento fez com que a comédia migrasse para a internet, já que espetáculos presenciais acabam sendo impossibilitados em razão da pandemia:
“A internet é essencial para a divulgação do trabalho, mas o palco é bastante diferente. Nas redes sociais você pode errar, apagar e fazer novamente. No palco, você erra, ri do próprio fracasso e se diverte com isso.”
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano