Maduro fala em erradicar extrema pobreza na Venezuela até 2025
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que assumiu o controle do país em 2013 após morte do ditador Hugo Chávez - no poder de 2002 a 2013 - disse que é capaz de erradicar a extrema pobreza que atinge a população até 2025.
A declaração foi dada no sábado (15) e pareceu contraditória porque, antes de Chávez assumir o poder, a Venezuela era considerada um dos países mais prósperos da América Latina e destino turístico preferido da região. Hoje, o país vive uma crise não só econômica como humanitária e já é mais pobre do que o Haiti. Segundo Pesquisa sobre Condições de Vida (Encovi) da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), 76,6% da população venezuelana vive na extrema miséria.
- Propusemos, para 2025, extrema pobreza zero. Vai ser difícil, mas tem que ser a meta - alegou, omitindo que os dados da Encovi são ainda mais assustadores se avaliada a renda das famílias. Adotando esse índice, 94,5% dos venezuelanos estariam abaixo da faixa de pobreza.
Pelo patético desenvolvimento econômico, Maduro continua culpando os Estados Unidos pela crise financeira por que passa o país. O PIB per capita da Venezuela caiu para US$ 1.541, abaixo do Haiti.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano