Notre Dame será reaberta durante os Jogos Olímpicos de 2024
A reabertura da famosa catedral de Notre Dame, em Paris, um dos templos católicos mais visitados do mundo, deverá ser reaberta ao público em 2024, coincidindo com a abertura dos Jogos Olímpicos no país.
A igreja cristã foi incendiada em 2019. Por horas, a catedral de 850 anos pegou fogo até que o teto e a torre central icônica vieram a baixo. Antes do acidente, o templo era visitado por 13 milhões de pessoas todos os anos.
O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a dizer na época:
- Como todos os nossos compatriotas, estou triste ao ver que esta parte de nós está pegando fogo – lamentou, assistindo ao templo gótico, uma obra-prima da arquitetura, se desfazer em meio às imensas chamas de fogo.
Agora, a igreja passa por uma detalhada reforma. Quem está sob o comando da obra é o general Jean-Louis Georgelin. Ele declarou, no sábado (18), que Notre Dame estava “salva”, referindo-se aos pilares de sustentação do templo que foram, novamente, reerguidos.
- Nós, agora, estamos dizendo oficialmente que a catedral está salva, sólida nos seus pilares, que suas paredes estão sólidas - explicou.
A declaração do militar veio depois que o jornal The New York Times, descobriu que o templo estava entrando em colapso e quase desabando; mesmo depois de uma campanha imensa de arrecadação de fundos para reformá-la. O governo francês 845 milhões de euros em doações, o equivalente a R$ 5,2 bilhões.
As investigações apontaram que há duas causas possíveis para o incêndio: negligência humana e curto-circuito no sistema elétrico da igreja.
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano